sexta-feira, 16 de setembro de 2011

A Língua portuguesa e os Microorganismos ou Micro-organismos ou Microrganismos


A microbiologia tem por objetivo o estudo de seres vivos de dimensões microscópicas que existem como células únicas ou como grupos de células. O seu nome tem origem em três vocábulos gregos, mikros (pequeno), bios (vida) e logos (ciência).

Esses seres vivos foram denominados na antiga regra gramatical como microorganismos. No entanto, desde 2009, a nova regra gramatical começou a ser implantada e a partir de 31 de dezembro de 2012 deverá ser utilizada.
Vendo então uma dúvida dos alunos de engenharia de alimentos, onde a microbiologia é parte integrante da formação curricular, resolvemos esclarecer a dúvida.
Uma das novas regras para o hífen é a de incluí-lo onde antes não existia, nos casos em que o primeiro elemento finalizar com a mesma vogal que começa o segundo elemento (ex: microondas e antiinflamatório serão escritos como “micro-ondas”, “anti-inflamatório” e “micro-organismo”. Que pode ser escrito também como microrganismo.


mi.cror.ga.nis.mo ou mi.cro-or.ga.nis.mo
Substantivo masculino. Microbiol. Nome comum a organismos microscópicos. Ex.: bactérias, vírus. [Pl.: para micro-organismo: micro-organismos.]
Fonte:http://www.gazetadopovo.com.br/ensino/conteudo.phtml?tl=1&id=800453&tit=Editoras-comecam-adequar-publicacoes-com-as-novas-regras-ortograficas




Publicado por:
Camila Molena Profa. Centro Universitário Padre Anchieta www.camilamolena.com.br

2 comentários:

  1. Essa letra dessa Página me deixa confusa, e é estranha! :/ Mas ajudou a minha dúvida.

    ResponderExcluir
  2. você esclareceu minha duvida falaram que eu estava escrevendo errado microrganismo, mas no final das contas eu estou certa.
    obrigado

    ResponderExcluir