terça-feira, 26 de novembro de 2013

A aveia tem muito mais benefícios na alimentação do que você imagina


Os benefícios da aveia, um cereal que possui elevada quantidade de fibras solúveis, encontradas em alimentos como aveia, farelo de aveia, frutas em geral e leguminosas como feijão, grão de bico, soja, ervilha e lentilha são capazes de reduzir a absorção do colesterol ruim. 

Estimula a energia física, pois alimentos ricos em fibras requerem maior tempo de mastigação, aumentam o volume do bolo fecal e o tempo de transito intestinal, devido à capacidade da fibra solúvel em absorver água, aumentando a saciedade e proporcionando boa disposição, reduzindo o cansaço e o teor de açúcar no sangue, auxiliando na arteriosclerose e no diabetes.

A introdução das fibras na alimentação deve vir juntamente com a ingestão de líquidos, água e sucos preferencialmente naturais. Uma alimentação deficiente em fibras contribui para doenças do sistema digestivo, como o câncer do reto que compromete todo o intestino grosso e o reto, acometendo mais de 25 mil pessoas por ano, doenças coronárias, diabetes e obesidade.
Segundo dados levantados pelo ministério da Saúde, o consumo insuficiente de fibras foi observado em 68% dos brasileiros, sendo que cada adulto deve ingerir em média 25 gramas de fibras por dia. E a partir deste fato é que o profissional da área de Engenharia de Alimentos pode atuar e intervir, na introdução de fibras em diversos tipos de alimentos, os integrais, sem que haja alterações de aroma, textura, sabor, é fundamental para a mudança de hábitos alimentares da população.
Há várias apresentações do produto para comercialização, a aveia em flocos finos e flocos regulares.
O farelo de aveia é extraído principalmente da casca do grão, possui maior quantidade de fibras, sendo mais aconselhado para quem quer emagrecer ou melhorar o trânsito intestinal. O produto pode ser utilizado para enriquecimento no preparo de pães, bolos e biscoitos ou incluído em sucos e vitaminas. A farinha de aveia apresenta sua textura mais fina possibilita que seja utilizada em diversas receitas, podendo substituir a farinha de trigo em alguns casos.
A engenharia de alimentos possui grande leque de diversidades e atuando nas mais extintas das áreas como fiscalização, cosméticos, indústrias, usinas de álcool, sendo responsável por zelar pela qualidade, e pelo desenvolvimento de novos produtos, como os light, diet., os produtos congelados e semiprontos.

Esse resumo sobre iogurte é parte do trabalho interdisciplinar desenvolvido por Aline Alvarenga, Douglas Inevasio e Edilaine Schineider alunos do 4° período de Engenharia de Alimentos do Centro Universitário Padre Anchieta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário