terça-feira, 26 de novembro de 2013

Castanha do Brasil

Muita gente já sabe que as frutas oleaginosas têm nutrientes que fazem bem a saúde, ajudam a emagrecer, auxiliam na prevenção de algumas doenças, entre outros benefícios. Mas hoje, em especial, vamos falar sobre a “preferida” entre as oleaginosas, a Castanha do Pará. 
Conhecida também como Castanha da Amazônia ou Castanha do Brasil, é fruto da Castanheira, uma árvore nativa da Floresta Amazônica que pode chegar até 5m de altura por 4m de diâmetro. Apesar de estar ameaça de extinção, pode ser encontrada também em mais de 8 países. Internacionalmente e conhecida apenas como Castanha do Brasil e seu principal exportador é a Bolívia.

A Castanha é considerada um alimento funcional, seu consumo auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, pois no fruto estão presentes ácidos graxos insaturados que são os responsáveis pelo benefício, pois contribuem com a diminuição das taxas de triglicérides e na redução da pressão arterial. Também ajudam a aumentar os níveis de “colesterol bom”, o HDL.
Muito rica em fibras, isso ajuda no funcionamento do intestino e dando sensação de saciedade. Mas seu principal nutriente é o selênio, encontrado muito mais nas castanhas produzidas no Norte e no Norte do Brasil. O selênio é um mineral importante para o sistema imunológico, um grande antioxidante e presente em altas quantidades na oleaginosa. Por isso é recomendado consumir apenas uma castanha por dia, pois consumida em excesso o selênio pode se acumular no organismo e causar reações adversas como fraqueza muscular e irritabilidade.


Seus nutrientes ainda podem contribuir muito mais para a nossa saúde, como no combate ao envelhecimento, pois ela promove o rejuvenescimento celular, circulação cerebral, câncer, herpes, melhora o funcionamento da tireoide, aumenta a imunidade do organismo, entre outros benefícios.
Na Amazônia é usado na área da medicina para o tratamento de fígado, se tomando um chá feito da casca da castanheira. A infusão de suas sementes ajuda nos problemas estomacais e também seu óleo é usado como umificador da pele.
As partes das castanheiras podem ter outras aplicações além de ajudar o bom funcionamento do nosso organismo e na medicina, os frutos podem ser usados no artesanato ou como combustível.


Agora que sabemos os inúmeros benefícios que a castanha só tem a nos oferecer, vale muito apenas incluir essa oleaginosa em nossa alimentação! Sendo uma ótima opção para se comer entre as refeições principais do nosso dia.

Esse resumo sobre iogurte é parte do trabalho interdisciplinar desenvolvido por Talita Sousa, Beatriz Palma, Mirela Barrese e Monique Duarte alunas do 4° período de Engenharia de Alimentos do Centro Universitário Padre Anchieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário