quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Linhaça e seus os benefícios


A linhaça é uma semente oleaginosa que tem sido estudada por seus efeitos benéficos à saúde, podemos dizer que a população não possui um conhecimento específico sobre esta semente, devido ao baixo consumo no nosso país em relação a sua produção. O Brasil produz em média 21 toneladas ao ano, relacionado com o Canadá que é o principal produtor no Ranking mundial pode-se dizer que a nossa produção é relativamente baixa.
 A linhaça pode ser consumida por crianças e adultos, é indicado para os adultos consumir no máximo 2 colheres de sopa por dia, e para as crianças de até 12 anos indica-se 1 colher de sobremesa por dia. É necessário seguir este padrão de consumo, pois o excesso de linhaça pode ser prejudicial, fazendo um efeito reverso no organismo impedindo a melhor absorção dos nutrientes. A ingestão desta semente é extremamente importante pois contém um alto teor de fibras nutricionais, que ajudam todos os sistemas excretores a funcionarem de forma mais equilibrada e apresenta ação antioxidante.
Esta semente possui um alto teor de minerais como Potássio, Fósforo e Magnésio. Podemos ressaltar o potássio que se encontra em maior quantidade, fornecendo cerca de 7 vezes mais que a banana.

 Esta oleaginosa possui um alto teor de proteínas, lipídeos e ácidos-graxos. Por ser uma fonte de energia com baixo teor de carboidratos pode ser utilizada como coadjuvante no tratamento de diabetes. Sua elevada porcentagem de lipídeos que estão relacionados com o teor de ômega 3, podem ser diferentes de acordo com a variedade da linhaça.
O alto teor de ômega 3 na semente é responsável por prevenir doenças cardiovasculares e evitar coágulos, devido a diminuição das taxas de colesterol total e de LDL que é o “colesterol ruim”, e aumentar as taxas de HLD que é o “colesterol bom”. No caso da porcentagem de proteínas, indica-se consumir esta oleaginosa por aqueles que sofrem de desnutrição ou queiram fortalecer sua massa magra.

 Ao consumidor é importante ressaltar que sempre quando comprar linhaça deve-se comprar a semente sem nenhum tipo de processamento. Não é indicado comprar a linhaça pré-moída também chamada de farinha de linhaça, pois há riscos desta farinha já possuir óleos em processos de oxidação, o ranço. O consumo de gorduras com ranço podem causar forte flatulência, enxaqueca e diarreia. Isso ocorre pois a semente contém um alto teor de óleo. É indicado triturar esta semente para consumir, e após triturar deve consumi-la rapidamente.

Esse resumo sobre Linhaça é parte do trabalho integrador desenvolvido por Bianca Oliveira, Larissa Candido, Mayra Rachette e Milena Mello, alunas do 4° período de Engenharia de Alimentos do Centro Universitário Padre Anchieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário