sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Leite em pó: Uma invenção que revolucionou a vida das mulheres


Conhecendo a história e como é a produção deste alimento tão importante.

Desde o inicio da existência humana o leite esteve muito presente, principalmente como alimentos para recém-nascidos e crianças. Com o passar dos anos pesquisadores descobriram que o leite da vaca poderia substituir o leite humano dando os mesmos nutrientes e podendo suprir necessidades da população e então diminuindo a mortalidade infantil. Em 1838, foi descoberto que o leite de vaca contém mais proteínas que o humano, começando a valorização da qualidade do leite consumido.
Em 1859 foi pasteurizado e em 1886 esterilizado, começando as preocupações com a integridade do leite. E assim chegando no ano de 1900 foi criada a lata metálica.
Já no século XX, em 1911 foi obtido o leite em pó, o que ocasionou o aleitamento artificial, devido à industrialização, urbanização, inclusão da mulher no mercado de trabalho, entre outros. Essa descoberta das formulas do leite em pó com o surgimento dos laticínios e o impacto da publicidade deste produto contribuiu para a desvalorização do aleitamento materno e para a implantação do leite em pó na alimentação infantil.
No Brasil essa evolução do leite demorou um pouco mais começando com o produtor rural, que vendia o leite “in natura”, o transporte, muitas vezes, feitos por escravos em latões, mas como não recebia nenhum tipo de tratamento as pessoas estavam adoecendo. Com a evolução da tecnologia surgiu os tratamentos térmicos, com o objetivo de eliminar os microrganismos presentes no leite, aumentando sua qualidade e o tempo de prateleira. O leite em pó teve início de comercialização em 1923 com a marca Molíco (leite em pó Nestlé), onde era apenas o leite puro da vaca extraído a água e era produzido na Argentina. A produção no Brasil começou em Araras, já como Ninho Integral, entre os anos de 1928 e 1944. Com 4% mais de gordura que o Molíco, o Ninho Integral teve excelente aceitação pelo mercado e sua demanda crescia a cada ano. Em 1965 foi desenvolvido o processo de obtenção de leite em pó instantâneo, com o lançamento do Ninho Instantâneo, as fabricas já estavam adequadas tecnologicamente para atender a produção desse novo produto e do aumento do consumo.

Cada vez mais a indústria de leite em pó vai se desenvolvendo, modernizando e evoluindo em pesquisas de novos produtos, novas formulas atingindo um público consumidor maior e mais específico. Como, por exemplo, o desenvolvimento de fórmulas com adição de vitaminas, cálcio, ferro para o melhor desenvolvimento das crianças nos primeiro meses de vida, fórmulas anti-refluxo específicas para crianças com refluxo, com componentes que formam um “gel” no estomago diminuindo os problemas causados pela doença, leites sem lactose para casos de intolerância ou alergia á lactose.
A função de pesquisar e desenvolver novas fórmulas, novos produtos, para atender a evolução e preocupação do consumidor com a qualidade de sua alimentação é destinado ao engenheiro de alimentos, que está sempre buscando e elaborando o produto ideal para cada tipo de consumidor.

Sempre que vemos um produto diferente nos perguntamos como é feito. Por isso te pergunto: “Você sabe como é feito o leite em pó?”
Vamos te contar resumidamente o que acontece com o leite desde que ele chega na industria até estar pronto para ser comprado.

O processo de fabricação do leite em pó começa com o resfriamento do leite cru logo após a ordenha, fica armazenada em grandes silos de inox à uma temperatura de resfriamento de 3ºC a 5ºC ate que sejam transportados para o laticínio onde será processado. Chegando ao laticínio o leite é submetido a três etapas de processamento, na primeira etapa o leite passa por um processo chamado padronização onde é colocada em uma grande centrífuga e pré- aquecido a uma temperatura de 75ºC por 15 segundos, neste processo a gordura é separada do leite, que será acrescentado novamente ao leite em concentrações adequadas para cada tipo de leite, por exemplo, para o leite integral é devolvido 26% de gordura, já para o leite desnatado não é acrescentado nenhuma gordura (0%).

Na segunda etapa inicia-se a concentração, na qual o leite passa por uma maquina chamada concentrador tubular onde a matéria prima escoa em vários tubos por onde passa vapor, nessa etapa ocasiona a perda de água no leite o deixando uma pasta, na terceira etapa é onde o leite em pó é produzido, essa etapa é chamada de secagem, na qual a pasta passa por uma câmara fechada cheio de ar quente e seco como uma sauna, que faz com que a pasta vire uma nuvem de gotículas e ocorre a perda de praticamente toda a água e cai no piso da câmara em forma de pó, após isso o pó é recolhido, envasado e acrescentado uma quantidade gás nitrogênio que vai impedir a oxidação da gordura contida no leite em pó. 
Esse resumo sobre Leite em pó é parte do trabalho integrador desenvolvido por Adriana Espeleta, Amanda Moraes, Flavia Cunha e Larissa Siena alunas do 6°período de Engenharia de Alimentos do Centro Universitário Padre Anchieta.


2 comentários: